quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Parque Nacional da Peneda - Gerês

A sequência de fotos que se seguem, provam o que Portugal tem de melhor. Proponho um Gerês na sua vertente tanto paisagística como animal, neste capítulo e a título de curiosidade informo que a Cabra Montesa que aparece numa das fotos é uma entre centenas que existem naquelas montanhas, mas posso garantir que daquela espécie só podem ser avistadas neste parque natural. Foi uma espécie que desapareceu do Gerês em 1890 para voltar a ser vista em 1990 para grande surpresa dos habitantes, que desde logo aproveitaram para as acolher e proporcionarem as condições necessárias ao desenvolvimento da espécie.
Águas do Rio Homem - Zona limítrofe da Barragem das Furnas.
Albufeira da Caniçada. Albufeira da Caniçada com incêndio na montanha, que tristeza!!! Cavalos selvagens...
A famosa cabra que referi em cima.
Árvore centenária...
Uma das sete lagoas do Gerês.

Nota do autor: Estas fotos foram tiradas durante um passeio muito enriquecedor, devido às preciosidades com que a mãe natureza nos contempla, no entanto, devo acrescentar que realizar este passeio em boa companhia, como foi o caso, sabe muito melhor. Aconcelho profundamente!

2 comentários:

  1. Como todos os anos por esta altura os incêndios são o “cancro” dos bombeiros, e todos os anos nada se faz para combater esse “cancro” que são os incendiários esses filhos de uma meretriz que só fazem é destruir património nacional, não sei se por dinheiro, por prazer, não sei. Mas vendo estas bonitas imagens e ter como pano de fundo um enorme fogo só me apetece pendura-los pelo pescoço, e depois o que ainda me dá mais riso é o nosso presidente da república dizer e passo a citar “ que todos os portugueses deviam de combater os fogos “ ele sendo um português também deveria de estar na linha da frente a combate-los. Mas este país não vai para a frente com estas pessoas no governo depois de estar tudo queimado é que se lembram de ajudar os desgraçados. Agora pergunto quais são os criminosos? As pessoas “deficientes mentais “ ou as pessoas que os pagaram. Dá que pensar.

    ResponderEliminar
  2. Mas que belas fotos ou "registos" que aqui colocas...

    Na verdade, o Gerês é uma das grandes raridades que Portugal possui ou possuía em termos de eco-sistemas...

    O que é certo é que, grande parte, poderá estar já reduzida a cinzas...

    Mas mais verdade ainda é que a mãe "natureza" acaba por se encarregar de "reciclar" o cinzento que foi criado...

    Para isso, à que aguardar que esta faça o seu trabalho... é certo que irá demorar muitos e muitos anos, isto se falarmos nas espécies que poderão ter desaparecido ou ficado em menor numero. Aqui, o Homem que ajudou a destruir, deverá ter a responsabilidade de ajudar a reconstruir.

    Sou um profundo defensor da natureza... é incrível como a natureza consegue repor todos os males que o Homem faz ao nosso planeta... No entanto, existe uma grande diferença... A rapidez com que o Homem destrói o nosso meio ambiente é muito superior ao ciclo de reposição executado pela natureza!

    Para se ter uma noção, um saco de plástico que usamos para transportar as compras do super mercado pode levar até 300 anos para ser completamente decomposto... Ou então o exemplo de uma simples pastilha elástica, que pode levar até 5 anos para se decompor...

    Torna-se fácil acusar as pessoas que, por exemplo, ateiam fogo (em relação a estes, não encontro justificação para que o façam, por muito deficiente ou desocupados que sejam, não consigo compreender), só porque é mais mediático e pouco ou nada fazem para mudarem hábitos que levam à progressiva destruição do planeta...

    Como já falei muito, apenas deixo o seguinte pensamento:
    "São os pequenos gestos e atitudes que nos fazem ser diferentes no mundo..."

    Por isso, sejam diferentes...

    ResponderEliminar