terça-feira, 21 de setembro de 2010

O papel de um comentador desportivo!

Aqui está uma profissão em que a maioria dos seus profissionais são autênticos “cães que não conhecem o dono” e passo a explicar.
Como gosto do desporto rei, sempre que posso dou uma “olhadela” às enumeras crónicas que diariamente ocupam (ou poluem) as páginas da nossa imprensa escrita. Na maioria das vezes, dizem eles que estão a falar de futebol, mas aquilo que me é dado a ler são deambulações e teorias que pretendem justificar os maus resultados dos seus clubes. Aqui neste particular dá-me vontade de rir pela forma cega como os defendem, arranjando sempre belas desculpas para perdoar o azar da bola que não entra, da aselhice do jogador que não marca ou até mesmo de alguma incompetência dos treinadores dos seus clubes e, como não poderia deixar de ser, pelas más arbitragens.
Infelizmente ao longo da crónica leio de tudo menos, sobre futebol, mas a culpa não é deles, mas sim daqueles que os “alimentam”.

A transacção da época passada para esta foi um exemplo perfeito de que não existem certezas no futebol, basta olhar para a campanha que o glorioso fez na época 2009/2010 e aquilo que está a fazer nesta, mas claro, a culpa é da arbitragem. No ano transacto quando o S.L. Benfica à oitava jornada tinha outros tantos penaltis assinalados a seu favor as arbitragens eram muito competentes, quando foram invalidados três golos ao Falcão por pretenso fora de jogo que as imagens mostraram erros gravíssimos prejudicando o F.C. Porto privando-o de pontos que no mínimo tinham-lhe dado acesso à liga dos campeões e o título de melhor marcador ao Falcão, aqui as arbitragens continuavam a ser de grande qualidade, o F.C. Porto e seus dirigentes é que não sabiam perder e como o clube da “mui nobre cidade invicta” até estava a jogar mal o povinho aceitava tamanhas barbaridades, dava jeito.

O ditado é velho, “pimenta no cu dos outros para mim é refresco”.

Não posso terminar esta crónica sem falar de dois iluminados no que diz respeito a comentários desportivos, refiro-me a Leonor Pinhão e a Domingos Amaral.

Recentemente li uma crónica da senhora que em cima referi (a culpa não é dela, mas sim minha) e verifiquei o tom jocoso com que ela tratou Paulo Sérgio e André Vilas Boas, treinadores do Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto respectivamente, quando os comparava ao todo poderoso “Jesus”.
Um tinha jeito era para touradas o outro coitado é um miúdo inexperiente que seria engolido e humilhado pelo todo-poderoso, logo no arranque da época no Estádio Cidade de Aveiro aquando da disputa da Supertaça época 2009/2010, ainda por cima esta crónica a que me refiro foi publicada na semana a seguir ao famosíssimo torneio de Paris em que o F. C. do Porto saiu derrotado. Aquilo é que foi malhar no miúdo! Que contente que ela estava! Que pena ter sido “sol de pouca dura”!
Tudo bem, foi um palpite da senhora, que pode errar como os outros erram, o problema aqui é a falta de humildade para que na semana seguinte ao show de bola imposto pelos pupilos do miúdo inexperiente, ela viesse a publico admitir que estava enganada. Mas enfim dali não se pode esperar muito… Culpa tem é quem lê aquilo que ela escreve, desde já aqui ficam as minhas desculpas.

Quanto ao cavalheiro, dou dois exemplos, uma crónica após o jogo do Sporting com o Brondby em Alvalade e outra após a fantástica vitória do Sporting na Dinamarca. A primeira foi o maior linchamento publico de que tenho memória aos jogadores, dirigentes e principalmente ao treinador do clube de Alvalade, mas volto a lembrar, erros todos têm, o problema mais uma vez é a falta de humildade para reconhecer uma semana após o resultado menos conseguido em Alvalade que aquela equipa mostrou virtudes e qualidade suficiente para eliminar a equipa dinamarquesa e que tinha acabado de fazer história, quer se goste, quer não se goste. Mas não, optou pela via do desprezo, banalizando aquilo que o Sporting tinha acabado de fazer. Por tudo isto, aqui fica uma pergunta:

-“ Se fosse outro clube da capital que tivesse alcançado tamanho feito seria tratado por este senhor da mesma forma que o Sporting foi tratado?”

Hummm, duvido!

1 comentário:

  1. Migdragon, penso que focaste muito bem os comentadores desportivos portugueses e a comunicação social, apenas te faltou enumerar os 10 ou 11 jogos que o S.L.Benfica jogou em superioridade numérica no campeonato passado.
    Hoje ninguém se lembra desses jogos, mas se pensarmos que foram quase 50% dos jogos do campeonato, é fácil constatar que a vida fica muito mais facilitada.
    Este ano fala-se que o S.L.Benfica é a equipa com mais cartões, creio que são 26 amarelos e 1 vermelho à 5ºJornada.
    O clube da luz,diz que se sente perseguido, roubado, que os arbitros os estão a prejudicar, e como represálias às situações que os mesmos senhores afirmam resolveram tomar medidas.
    Apenas enumero uma, aquela do apelo aos sócios e adeptos de não assistirem aos jogos fora de casa. Realmente pôs-me a pensar...
    Perguntei eu em voz alta.
    - Será que também é para aplicar esta medida via TV?

    ResponderEliminar