sexta-feira, 15 de julho de 2011

PARC_Torneio de Futsal 2011


O impensável aconteceu.


Mais uma história que sem ter ainda terminado já tem um final feliz, resta-lhe apenas 40 minutos de competição para o adjectivo feliz ser substituído por épico.

A equipa do Santa Maria de Pindelo reservou um lugar na final do torneio de futsal organizado pela PARC (Pindelo, Associação, Recreativa e Cultural) e que termina no próximo Sábado, dia 16/07/2011, após um mês de intensa competição.

Esta notícia há meia dúzia de anos era tida como banal devido ao elevado número de vezes que a equipa atingiu os lugares cimeiros dos diversos torneios em que participou.

Actualmente tal cenário não se “colocava” devido à idade que alguns atletas atingiram, muitos deles na casa dos 40 que inevitavelmente retiraram força e principalmente velocidade para que consigam competir de igual para igual com os seus adversários, alguns deles 20 anos mais novos.

A equipa mesmo sabendo das suas limitações tentou reunir os elementos disponíveis, embora as graves lesões e a idade afastaram muitos atletas que em tempos fizeram as delícias dos adeptos da modalidade. Como alternativa rodearam-se de jovens humildes mas com talento de sobra para tentarem dificultar a vida aos seus adversários.

Com o decorrer do torneio, o resultado desta mistura de gerações foi-se tornando impiedosa para os seus opositores, pois a irreverência, a técnica e a força dos mais novos foi constantemente suportada e alicerçada na inteligência, posicionamento e experiência dos mais velhos, levando-os até à tão almejada final, que tem tanto de apetecível como de inesperada, principalmente pelos adversários que antecipadamente festejavam a “sorte” que tinham, quando o sorteio lhes proporcionava um autêntico passeio de 40 minutos ao defrontarem o “outsider” Santa Maria, puro engano.

Esta história, tal como outras, tem uma lição de vida a retirar e que deve ser aproveitada por todos aqueles que dão muito valor às aparências.

Tive a oportunidade de falar com um atleta de elevada influência na equipa que me disse o seguinte:

- Esta ida à final se não servir para mais nada, que sirva pelo menos para os mais novos não desprezarem os mais velhos e que nunca dêem nada como garantido, tanto no desporto como na vida.

Ao ser desafiado para numa frase caracterizar o torneio e principalmente a prestação da sua equipa, ele foi peremptório ao afirmar:

- Brindámos os nossos adversários com autênticos banhos de humildade.

Que lhes sirva de exemplo e já agora muito boa sorte para a final!


Nota: Para a posteridade divulgo a lista de jogadores responsáveis pelo sucesso acima referido:

A baliza ficou ao encargo do Jacinto e do Miguel enquanto o ataque à baliza contrária ficou à responsabilidade do Pedro, Gustavo, Ricardo, Marcelo, Rui, Leandro, Malheiro, Tomé, Leandro Costa e Fábio.

Para que esta equipa jogue quase na perfeição não podia esquecer o papel desempenhado pelo "Mister" Vítor e o seu adjunto Zé Carlos.

A todos os outros que ficaram de fora por razões contrárias à sua vontade deixo aqui uma palavra de apreço e lembrar-vos que a mística deste grupo foi construída com a vossa ajuda e neste contexto ocorrem-me os nomes do Valter e do Neves.

A todos os elementos que formam este grupo, um bem haja e já agora ganhem a final... 

Sem comentários:

Enviar um comentário