sábado, 10 de novembro de 2012

"Portugal, O Melhor Destino"


Esta semana recebi a notícia, que quatro das fotos com que participei no projecto "Portugal, O Melhor Destino" foram seleccionadas para constarem do maior álbum de fotografias alguma vez feito no nosso país. De realçar que as fotos não foram todas de minha autoria, pois tive a colaboração do meu prezado amigo, Nuno Almeida, que conseguiu captar fotos lindíssimas das fascinantes planícies alentejanas. 
Para a posteridade, aproveito para publicar a mensagem recebida da organização do evento e as fotos seleccionadas.
Não poderia terminar, sem agradecer a todos aqueles que muito simpaticamente votaram nelas.




"Olá Luís Brandão,

Parabéns! A tua foto vai estar no álbum de “Portugal, O Melhor Destino”!
Estamos a poucas semanas da apresentação do resultado do projecto “Portugal, O Melhor Destino” e esta tua fotografia vai ficar perpetuada na história pelo simbolismo e esperança que o nosso álbum fotográfico terá para a promoção de Portugal como destino de excelência. No período de recolha de fotografias, criamos um movimento ímpar de orgulho nacional e foram validados 77 053 “olhares” sobre Portugal. Serão estas perspectivas originais e pouco convencionais, que irão convidar cada vez mais pessoas a visitar o nosso país! Assim, agradecemos o teu envolvimento e queremos dar-te os parabéns por teres conseguido colocar a tua foto no candidato a Maior Álbum Fotográfico do Mundo! Informamos-te, com o mesmo entusiasmo que nos acompanhou durante toda a iniciativa, que nos próximos dias irás receber um convite formal para marcares presença na primeira exposição do nosso Álbum Fotográfico. Nesta altura, mostraremos tudo o que conseguimos fazer juntos, a públicos nacionais e internacionais. Continuamos a contar contigo, com a tua ajuda e com o teu orgulho por este país, para conseguir mostrar ao Mundo que Portugal é o melhor destino!

Obrigado,
A Equipa de Portugal, O Melhor Destino"



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Exposição Em "Porto" pequeno...


Na Estação de São Bento, 25 monumentos portuenses estão em exposição numa sala da lateral esquerda ao fundo da referida estação.

Estiveram guardados 15 anos num armazém até João Pestana, dono de uma empresa de marketing e publicidade, os ter descoberto. Viu a Torre dos Clérigos, ao longe, coberta de pó, juntamente com a Sé Catedral, o Paço Episcopal, a Cadeia da Relação e a Estação de S. Bento.

Teve de imediato a ideia de as expor ao público. Juntamente com a mulher, Ana Furtado, meteu mãos à obra e cuidou das peças como de um filho. Entre elas está, também, a réplica do verdadeiro Palácio de Cristal, demolido há 51 anos. Foi a primeira das muitas miniaturas que Agostinho Teixeira fez.

Da vida deste artista, pouco se sabe. Nasceu em Massarelos e não chegaria a ver a sua obra reconhecida.

Aliás, João e Ana só recentemente confirmaram a autoria das miniaturas, quando José Teixeira, filho de Agostinho, apareceu na exposição. Viu as obras do pai devidamente apreciadas e foi isso mesmo que escreveu no livro de testemunhos, que todos que por lá passarem podem marcar.







 
 






 



 



 


EXPOSIÇÃO DE MINIATURAS DE MONUMENTOS DO PORTO

Estação de São Bento, Pç. Almeida Garrett

Inf. 91 493 2120

Até 23 Set de 2012

Seg-Sáb

10h30-19h

€2

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Paços dos Duques_Guimarães 2012

Quem vai até Guimarães, sente-se obrigado a visitar o muito bem conservado Palácio dos Duques.
Eu, como não sou exceção, aproveito para partilhar algumas fotos que muito me agradaram.
A título de curiosidade, informo que o palácio contém 39 chaminés que serviam de escapatória aos fumos produzidos pelas várias lareiras que aqueciam os seus ilustres habitantes.

Interior do palácio - chaminés são uma constante.
Luz entra pelas portadas...
Sala de armas.
Uma das muitas tapeçarias expostas.
Salão de banquetes.
Sala de estar e mais uma tapeçaria.
Interior da capela com destaques para os vitrais.
Sala de reuniões com realce para os candeeiros e tapeçarias.
Pormenor do teto de uma das salas.
Um dos quartos com cama curta e alta.
Ouro trabalhado numa secretária.
Outro quarto com diferente decoração.
Mítico acesso às divisões do palácio.
Exterior com publicidade à Capital Europeia da Cultura 2012.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Ericeira - terra de muitos encantos...

Situada sensivelmente a 50 km a Noroeste de Lisboa, a Ericeira é uma pitoresca, vila piscatória que tem o mar como fonte inspiradora.
Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios.

Reza a lenda que o nome Ericeira significa, na origem, "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços-do-mar que abundavam nas suas praias. Esta lenda assim como todas as outras, suscita muitas discussões, pois estudos mais recentes mantêm a relação do nome com os ouriços, não os do mar, mas sim os cacheiros.

A Ericeira conheceu no século XIX, a sua época áurea sendo o seu porto o mais concorrido da Estremadura e por onde se fazia o abastecimento de quase toda a província.

A antiga importância comercial tem hoje correspondente no notável movimento turístico, resultante da situação e do clima privilegiado de que goza, tendo o surf como seu principal impulsionador.

O embarque a partir da praia dos pescadores, para o exílio da família real portuguesa em terras do Reino Unido, chefiada pelo Rei D. Manuel II é um episódio que assinala o termo do regime monárquico nacional e que fará daquele local, um dos mais dramáticos da geografia do concelho de Mafra e consequentemente um marco histórico da vida política desta nação à beira mar plantada.

Para que este texto não seja demasiado maçudo, deixo-vos com algumas imagens que independentemente do amadorismo do fotógrafo, já dá para despertar alguma curiosidade a todos aqueles que apreciam os encantos espalhados pelo nosso país.

Pérola da natureza a fazer lembrar outras paragens...

Ruela típica

Limpeza e harmonia

Para sonhar acordado.


Rochedos avistam o oceano...

Deslumbrante

Passado e presente em sintonia.

Relaxante e inspirador

Vista panorâmica!

Homenagem ao surf.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

José Hermano Saraiva - até sempre...



Estes momentos são aqueles que ponho em causa aquela velha máxima que diz que ninguém é insubstituível.

Se isto é verdade, alguém que me diga qual a pessoa capaz de relatar factos históricos com a mesma intensidade e entusiasmo com que José Hermano Saraiva o fazia.

De minha parte, um admirador de longa data, o meu muito obrigado pelos belos momentos que me proporcionou, tanto nas leituras como nos programas televisivos, e por tudo aquilo que me ensinou relativamente à história do meu país e não só.

Até sempre!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Jantar de encerramento_Parada de Estrelas V_2012

Plano geral de uma mesa muito bem composta!

Vencedor do cabaz, fez questão de marcar presença!

Nesta hora, não se brinca...

Dois dos principais impulsionadores.

Diferentes gerações em sintonia.

Mão estendida, uma imagem de marca...

Boa disposição foi uma constante.

6º Classificado - Márcio Cardoso

5º Classificado - Leandro Costa

4º Classificado - Fernando Cardoso

3º Classificado - Gustavo Costa

2º Classificado - António Silveira

1º Classificado - Miguel Brandão