terça-feira, 24 de julho de 2012

Ericeira - terra de muitos encantos...

Situada sensivelmente a 50 km a Noroeste de Lisboa, a Ericeira é uma pitoresca, vila piscatória que tem o mar como fonte inspiradora.
Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios.

Reza a lenda que o nome Ericeira significa, na origem, "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços-do-mar que abundavam nas suas praias. Esta lenda assim como todas as outras, suscita muitas discussões, pois estudos mais recentes mantêm a relação do nome com os ouriços, não os do mar, mas sim os cacheiros.

A Ericeira conheceu no século XIX, a sua época áurea sendo o seu porto o mais concorrido da Estremadura e por onde se fazia o abastecimento de quase toda a província.

A antiga importância comercial tem hoje correspondente no notável movimento turístico, resultante da situação e do clima privilegiado de que goza, tendo o surf como seu principal impulsionador.

O embarque a partir da praia dos pescadores, para o exílio da família real portuguesa em terras do Reino Unido, chefiada pelo Rei D. Manuel II é um episódio que assinala o termo do regime monárquico nacional e que fará daquele local, um dos mais dramáticos da geografia do concelho de Mafra e consequentemente um marco histórico da vida política desta nação à beira mar plantada.

Para que este texto não seja demasiado maçudo, deixo-vos com algumas imagens que independentemente do amadorismo do fotógrafo, já dá para despertar alguma curiosidade a todos aqueles que apreciam os encantos espalhados pelo nosso país.

Pérola da natureza a fazer lembrar outras paragens...

Ruela típica

Limpeza e harmonia

Para sonhar acordado.


Rochedos avistam o oceano...

Deslumbrante

Passado e presente em sintonia.

Relaxante e inspirador

Vista panorâmica!

Homenagem ao surf.

Sem comentários:

Enviar um comentário