sexta-feira, 16 de julho de 2010

P.A.R.C. - Torneio de Futsal - Pindelo

A Associação Recreativa e Cultural da freguesia de Pindelo (P.A.R.C.), organizou no passado mês de Junho de 2010 um torneio de futsal, que contou com a participação de várias equipas formadas com jogadores de Pindelo e arredores. O torneio tinha como objectivo promover a modalidade, angariar fundos para a colectividade e proporcionar convívio entre todos os participantes, embora no calor da luta nem sempre seja possível evitar alguns conflitos que rapidamente se resolvem através do bom senso. Neste artigo, o principal destaque vai para a equipa cujo nome está em total desacordo com a realidade, "Estrelas Paradas", no meu entender o termo "Estrelas" está desadequado, o "Paradas" está muito bem conseguido, parabéns aos autores.
Quanto ao desempenho da equipa dentro de campo, deram sempre muita réplica aos adversários, conseguindo atingir resultados que alternavam entre as derrotas, os empates e a vitória, foi uma equipa que se mostrou equilibrada, nunca sofrendo nem marcando muitos golos e que no final classificou-se entre os 9 primeiros do seu grupo.
Atenção, quando digo que o nome de "Estrelas" é desadequado estou a referir-me à forma humilde e digna como os atletas que formaram a equipa se comportaram, quando comparados com autênticas "Estrelas" que inclusive participam em campeonatos nacionais da modalidade, e de outras, que sem nunca terem jogado fora daquele meio se acham uns fenómenos, mas claro, nada como uma equipa experiente como a "Estrelas Paradas" para lhes proporcionar gratuitamente lições tácticas e banhos de humildade para que eles possam descer à terra.
Embora no balneário se ouvissem bocas do tipo " aquele só joga por que é irmão do treinador..." ou " o nosso capitão está a pedir uma festa de homenagem..." mais ainda " aquele que veio de fora se não fosse a bola a atrapalhá-lo, os jogadores da equipa adversária e as lesões, até que dava jeito..." o grupo foi-se mantendo unido até final, dignificando a camisola que envergava.
Um pouco mais a sério e sem colocar em causa a qualidade técnica e principalmente humana dos restantes elementos da equipa, quero aqui homenagear o seu capitão, Gustavo Costa, que dá aso à utilização da famosa expressão " este gajo é como o vinho do porto, quanto mais velho melhor".
Este comentário é de alguém que pretende ser isento e que assistiu à maioria dos jogos, fora das quatro linhas (grande novidade), e que assim lhe permitiu avaliar com serenidade o seu desempenho. As principais características resumem-se a jogar e fazer jogar, orientar quem está à sua frente, pautar os ritmos de jogo, garra e lealdade na disputa dos lances e nunca dar um jogo por perdido além de marcar os tão importantes golos, estas e outras características com as quais me identifico e que algumas "ditas estrelas" nunca atingirão, fazem com que a já referida festa de homenagem ainda esteja longe.
Quanto aos restantes elementos, continuem o excelente desempenho, alguns só agora conheci mas a experiência tem sido boa e quem sabe se em breve serão os próximos contemplados, já tenho alguns na forja e o núcleo duro da equipa que se prepare, só estou à espera que o Pedro Israel melhore dos rins, que o homem da noite (Neves) se lembre das datas dos jogos, que o Ricardo não falhe golos em cima da linha de baliza, que o Victor se enerve um bocado, que o Zé Carlos não tenha dores nas costas, que o "massagista" Leandro Costa saiba pelo menos aplicar o spray, que o "mister" Valter Costa não seja expulso e que trate aqueles joelhos de forma a poder mostrar aquilo que melhor faz, ou seja, marcar paletes de golos , que o Jorge Fonseca lhe apeteça ir aos jogos, que o redes Diogo marque golos de baliza a baliza, que o "míudo" Leandro alcance a maior idade e que os restantes gajos que vieram de fora (Brandão, Luís, Miguel e Tiago) façam qualquer coisinha para ajudar a 3ª idade.
Vá lá malta, toca a descontrair!
E já agora aproveito para dizer, que é um enorme prazer conviver convosco!!!
Algumas imagens para mais tarde recordar:

Início de uma das partidas

Excelente organização defensiva

Capitão Gustavo resignado e Ricardo desalentado

Com estes no banco, queria ganhar o jogo, por acaso...

Momento de grande tensão enquanto se esperava pelo árbitro

6 comentários:

  1. Onde foram encontrar estes tipos ?
    Ainda são piores que os cepos !!!
    Alguém pode organizar um confronto entre estas aves raras e os cepos ?

    ResponderEliminar
  2. Este é do tipo dos jogadores que chegam muito tarde a competição vinte e tal anos e com sapatinhas de marca,não era a pesar 500gr cada... logo com pouco desgas-te,por isso a logitividade deles...apesar disso os meus parabens pois na realidade tem pezinhos para jogar a bola e sabe estar dentro do campo...

    ResponderEliminar
  3. Oi mosasc então por cá? pensei que já tinhas ido parar ao espeto(galinhola)...

    ResponderEliminar
  4. Para quem tem nome de galináceo (eagle) tem umas piadas giras...
    Mas deduzo (pelo nome) que também deves pertencer ao clube dos 6 milhões (contando com todos os galináceos patos, piriquitos, pardalitos, etc.) estás desculpado...

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez vou perder a cabeça e vou dar confiança ao Sr. Mosasc (desculpe lá a parte do Sr. estava distraído). Como autor do artigo acima publicado, em que mencionei mais de uma dúzia de elementos dignos de serem homenageados e comentados por quem visita este blogue (principalmente o capitão e o treinador), e o Sr. (lá estou eu outra vez, daaasssseee...) opta sempre pelo caminho mais fácil que é o de criticar de forma jucosa. Ainda vai a tempo de se arrepender e participar neste espaço de uma forma construtiva, assim espero.

    ResponderEliminar
  6. Este blog parece um ZOO (eagle, dragon)...
    Por falar em ZOO, alguém é capaz de me dizer se o guarda-redes não é a Moby Dick... Porque se não é parece...
    Voltando ao que interessa como posso contribuir de forma construtiva, se o próprio autor do blog só destrói ao incluir estes tipos no blog...
    Eles são "toscos da bola", mas mais tosco é quem o divulga...

    ResponderEliminar