sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rescaldo do Mundial Tallinn 2010

Chegou ao fim os II World Sport Games, por isso, é hora de fazer o balanço.
Os resultados obtidos pela selecção que representou Portugal, superaram em muito as expectativas e os objectivos que lhes foram propostos. O quarto lugar alcançado deixou toda a comitiva bastante orgulhosa do trabalho realizado. Para melhor contextualizar este feito, basta lembrar que o máximo que uma equipa portuguesa tinha alcançado neste tipo de eventos foi um empate, assim, fica explicado o sentimento de euforia pela obtenção do 2º lugar num grupo encabeçado pelo todo poderoso Brasil, que viria a ser campeão do mundo.
Como se não bastasse, nas meias-finais bateram-se de igual para igual contra outro forte candidato, o México, e venderam bem cara a derrota, pois só perderam através da sempre ingrata marcação de grandes penalidades. Os jogadores que permitiram excelentes intervenções ao guarda-redes do México foram o incontornável "Minhoto", um dos símbolos do clube e Hugo Brandão mais conhecido pelo "Bruno Alves" do Inatel. Os referidos atletas de imediato foram confortados por toda a equipa. Este jogo deixou marcas tanto físicas como psicológicas, pois perderam jogadores fundamentais para disputarem o jogo de apuramento do 3º e 4º lugar. Esta partida ficou marcada pela expulsão do guarda-redes português logo nos minutos iniciais que juntamente com o cansaço provocado pelos jogos anteriores, pela falta de experiência em fases finais de mundiais e pela já referida ausência de jogadores fundamentais na estrutura da equipa das quinas, fez com que a equipa não atingisse um lugar no pódio, perdendo o respectivo jogo com a Áustria. Quanto ao resultado deste último jogo, quem quiser saber que vá pesquisar à net ou que ligue para lá, porque eu tenho mais que fazer do que estar a informar o pessoal de resultados de futebol, ah, ah...
Depois de enumerar os méritos de toda a equipa, falta informar que o defesa central Hugo Brandão foi eleito um dos cinco melhores jogadores do torneio, que depois de interrogado sobre aquilo que sentiu ao receber tão dignificante galardão, respondeu que ele é apenas mais um elemento e que sem a ajuda de todos os companheiros, não conseguiria obter tamanha distinção, acrescentando o facto de ser contra prémios individuais num jogo colectivo.
Já que é dia de informações adicionais, resta lembrar que dois jogadores do Brasil fizeram contratos profissionais, um na 1ª divisão Finlandesa e outro na 1ª divisão Suíça, do mesmo modo um atleta Mexicano fez contrato com uma equipa da 1ª divisão da Estónia.
Agora sim para terminar, obrigado C.C.D.Pigeirense, Portugal agradece!


Aproveito para publicar algumas imagens relativas ao evento:

Hora de discurso

Atletas de todo o mundo


Fase do cortejo

Sempre muito público atento e entusiasmado

Ambiente fantástico no aeroporto de Pedras Rubras, na primeira de muitas homenagens aos Heróis de Tallinn!

4 comentários:

  1. Foi já recepcionado pelo CCD Pigeirense, um relatório oriundo do INATEL Lisboa, onde sobressai a gratidão desta fundação pela valentia e estoicidade dos atletas participantes, bem como o agradecimento de tão grande feito nunca antes alcançado, pese embora a limitadíssima comitiva (17 jogadores, 2 com + de 40 anos) que enfrentou selecções de 18/20 anos.
    Este grande feito estende-se a todos aqueles que permitiram a viagem à bonita Tallin:
    INATEL
    Junta de Freguesia Pigeiros
    Sr. Alcides Branco
    Painel de Vagas, Lda
    Câmara Municipal de S.M.Feira
    Direcção do CCD Pigeirense
    Emigrantes de S. M. Pigeiros
    Sócios
    Simpatizantes

    ResponderEliminar
  2. Até me vieram as lágrimas aos olhos...
    Só de pensar que ainda há pior do que eles por esse mundo fora.

    ResponderEliminar
  3. Deves ter enorme dor de corno,pois eles saõ fracos,mas vós ao k parece ainda sois muito piores k eles, MOSASC

    ResponderEliminar
  4. Oh meu querido "anónimo" !...
    O barrete só serve para quem o põe...
    Relativamente ao "vós", estou à vontade, porque não faço parte deles !...
    Quanto à "dor de corno", para falares ou te serviu o barrete ou está com dor de...
    AGUENTA...

    ResponderEliminar