sexta-feira, 14 de maio de 2010

O que é o poder?

Ultimamente muito se tem falado de poder, infelizmente, nem sempre pelos melhores motivos. Eu sou daqueles que acham que saber mandar é um ofício que não está ao alcance de todos.
Na minha prespectiva, o grande problema é quando se confunde poder com prepotência, muitos julgam que o simples facto de vestir fato e gravata é sinónimo de poder.
Um destes dias estava eu nas minhas leituras, quando sou confrontado com este tema, (concretamente na revista Única que como sabem é parte integrante do semanário Expresso) e lá encontrei os excertos que transcrevo:
" O grande erro perante os pequenos poderosos é perder tempo com eles - é o que eles querem..."
Como se não bastasse mais à frente encontro o seguinte:
" Se lhes damos demasiada importância, transformamos aquele indivíduo numa instituição..."
No meu entender, estes pensamentos espelham na perfeição uma grande fracção do poder em Portugal, contudo, o que mais me indigna é toda a gente concordar com isto, mas mesmo assim, continuar-mos a alinhar nesta hipocrisia.

3 comentários:

  1. Estou totalmente de acordo com o que o senhor Migdragon escreveu, pena que isso aconteça a pessoas que têm o cérebro do tamanho de um amendoim, e que esses pequenos poderosos sejam muitas das vezes colegas de trabalho.
    podemos chamar muitos nomes ao nosso chefe mas quando ele nos convida para tomar um copo em casa dele ele passa a ser uma joia de pessoa.

    ResponderEliminar
  2. Fox, também já foste a casa do teu chefe ? Ou gostavas de ir ?

    ResponderEliminar
  3. É pá, já não vinha á muito a este blog, mas vou passar a vir cá mais vezes, pois os temas são dos melhores, parabens.
    Mas dexemo-nos de balhelhas. Quem é esse Mosasc, o que é isso, algum ET, oi coisa pior?
    Se não for cobarde que se identefique, sabes o que é cobarde?
    Bem passemos ao tema.
    O poder é acima de saber respeitar, (sabes ler Mosasc), saber ouvir, saber mandar e acima de tudo perceber o meio onde está inserido.

    ResponderEliminar